segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pra minha mãe, pro meu pai e pra você



Eu sempre brinco que talvez seja a única pessoa que cresceu e continua amando a Xuxa. E toda vez que eu falo isso (ou quase toda), aparece um ser humano corajoso que diz “Eu também gosto!”, mas claro, não com o mesmo ímpeto que eu (tanto que focam no verbo “gostar”, enquanto eu amo mesmo).


Não vou nem tentar explicar o porquê disso, porque praticamente todo mundo que venha a ler esse post terá a mesma referência que eu, mas algumas coisas ainda me pegam como o “querer, poder, conseguir”, “Lua de Cristal” tocando na Trash 80’s ou a forma como ela trata crianças. Ponto 1: se você já morreu de vergonha, ok, pode ir agora... hahahaha! Ponto 2: não precisa me lembrar da Xuxa Verde e do “Aham, Cláudia, senta lá”. Eu também morro de rir, mas o post é emocional! Hahahahaha, é sério!


O fato é que desde pequeno, eu acompanho a carreira da Xuxa, entre fracassos inexplicáveis como o “Bobeou, Dançou” até compreensíveis como o “Xuxa no Mundo da Imaginação” e outros sucessos tranquilos de se explicar como o “Planeta Xuxa”. E apesar do discurso dela e do trabalho ótimo pra crianças com a série “Só Para Baixinhos” – datado, mas quem tem contato com criança pequena valoriza isso quase como Backyardigans – ela já tem 47 anos e precisa ampliar o discurso. E tem mais condições de fazer isso do que a forçada da Eliana (mas talvez valesse dar uma assistida na Angélica, que aprendeu mais rápido que as outras).


Eu quase nunca assisto ao novo TV Xuxa, até porque eu durmo no sábado de manhã. Mas (talvez até por isso) toda vez quer assisto, fico um pouco tocado. Não tem nada de diferente na fórmula do programa: concursos de dança, gincana entre amigos ou famosos com familiares, apresentações de artistas nacionais e convidados famosos, mas a figura dela faz tudo soar meio... mágico. Nesse sábado ela fez o quadro “Memória X” com a Fernanda de Freitas, que já foi sua assistente de palco, e assim como o dia em que Sheron Menezes foi participar de um quadro e se emocionou por vê-la ao vivo pela primeira vez ou quando a convidada foi a ex-Trem da Alegria Amanda Acosta, é o que ela inspira nas crianças e o que permanece depois que essas crescem que nos fazem ficar emocionados com o que ainda é leve: sentimento de esperança.


Outra coisa que me tocou nesse s
ábado foi a apresentação do grupo Thool, um grupo de circo que já havia aparecido no Caldeirão do Huck com boa visibilidade, mas que teve uma nova repercussão aqui. E o foco, dessa vez, junto com o sonho de quem quer trabalhar com circo no Brasil, foi numa menina de 6 anos que é uma das atrações do grupo, e que teve uma atenção especial da Rainha dos Baixinhos (ah, vai… precisava mencionar o apelido nesse post, já que, talvez, eu não fale mais dela aqui). Tudo bem que a mãe disse que assiste à Xuxa desde que se conhece por gente, e elas pareciam ter a mesma idade, mas tem coisas que só Monange faz por você!


Enfim, ainda que ela tenha um apelo consumista pela quantidade de produtos licenciados (e tenha feito meu pai gastar os tubos com a coleção do He-Man – incluindo o Castelo de Grayskull) e que tenha me feito desejar melão e pão com manteiga no café da manhã (não que fosse um problema pra mim, mas vivemos num país com uma realidade sócio-econômica e culturalzzzzzzZZZZzzzzZZzzz...), assim como o Luciano Huck se define como um realizador de sonhos, eu vejo a Xuxa como uma propagadora de esperança. Pronto, falei.

6 comentários:

Fábio Moura disse...

Lindo Texto... Sou exatamente como você, mas com uma diferença, assisto ao TV XUXA tds os sábados. rsrsrs. "Propagadora da Esperanaça", arrepiou!

Ricz disse...

Putz, vc vai ficar puto comigo, mas eu acho que a Xuxa é uma das fontes de todo o mal desse país...

O Vitor viu... disse...

Acho que toda a geração 80's que cresceu vendo Xuxa e tomando café com ela (sim, confesso, eu esperava ela tomar café pra tomat tb...rs!) tem toda uma memória afetiva. Particularmente, acho que ela errou nos rumos que sua carreira tomou, mas rainha é rainha. Parabéns. Adorei o blog. Já está lá na lista de amigos do melão...

Cranmarry disse...

eu sempre preferi tomar café da manhã com o Snoopy e o Woodstock...

Anônimo disse...

Minino, o que foi Rodrigo Faro homenageando Xuxa, com direito a Praga e Dengue! Não tem como não ama-la!

Pati Cardoso disse...

Minino, o que foi Rodrigo Faro homenageando Xuxa, com direito a Praga e Dengue! Não tem como não ama-la!